3 de ago. de 2014

Ideia #8: Buscarei Cedo ao Senhor

Como estão os preparativos para o último hino do Esboço de 2014? Mais um ano está acabando, as apresentações nas sacramentais, se já não começaram, logo mais começarão. Pretendo logo mais fazer várias postagens com ideias para revisar os hinos ensaiados durante o ano! Mas vamos ao que interessa: ideias para ensinar o hino de agosto, Buscarei Cedo ao Senhor.

Encontrei algumas ideias interessantes. A primeira foi do blog Camille's Primary Ideas e a outra no Lessons Plans of an OCD Primary Chorister.

Primeira Ideia

Adaptei as figuras utilizadas pela Camille. Assim como ela, disponibilizarei as figuras com o fundo colorido AQUI e com o fundo branco AQUI (caso queira economizar na impressão colorida).

Para chamar a atenção, peça para a pianista tocar a música e pergunte para as crianças se podem reconhece-la (caso não tenha pianista, coloque a faixa instrumental do CD ou baixe AQUI). Provavelmente algumas crianças mais velhas a reconheçam. Diga que essa música é sobre buscar, ou procurar, cada frase usando "telescópios"!

Mostre vários rolos vazios de papel higiênico ou papel toalha:
Imagem: Camille's Primary Ideas
Escolha uma criança (ou algumas, dependendo da quantidade de crianças na Primária, para que cada uma tenha a oportunidade de participar) e peça para que ela vá ao corredor. Cole com fita adesiva a primeira página das figuras (vocês podem numerar no verso de cada uma para não se perderem) em algum lugar das paredes da Primária. Peça para que as crianças entrem na sala e diga que eles irão buscar a primeira frase somente utilizando o seu telescópio e deixando o outro olho fechado. Deixe a pianista tocando a música enquanto as crianças procuram a primeira frase. Encontrada, coloque-a na lousa e logo depois todas as crianças cantam aquela frase.

Repita com novas crianças, pendurando as próximas frases em lugares diferentes da parede até que todas as crianças tenham participado, todas as frases tenham sido encontradas, colocadas em ordem na lousa, e a música tenha sido cantada várias vezes.

Esteja preparada para explicar as possíveis palavras que as crianças não saibam.

Variação: você pode dividir a Primária em diversos times. Em cada frase, uma criança de cada time irá ao corredor. A primeira que encontrar a frase ganha a rodada.

Segunda Ideia

Esta ideia encontrei no OCD Primary Choristers e é uma adaptação da brincadeira esconde-esconde. Vamos conferir?

Explique para as crianças que "buscar" significa procurar fervorosamente por algo, assim como quando brincamos de esconde-esconde, e que essa atividade será uma variação desse jogo.

Primeiro, escolha uma criança reverente para deixar a sala por um momento. Se a criança for pequena, peça a um adulto para acompanhá-la. Enquanto a criança está fora da sala, escolha outra criança para ser "a escolhida". Será a única criança que não irá cantar. Traga a primeira criança e peça que as crianças cantem para ela a música que estamos ensaiando. Veja se ela pode localizar a criança que não está cantando até a música terminar. Enfatize para as outras crianças que elas estão todas trabalhando juntas. Se a criança descobrir quem é "a escolhida", então todas as crianças terão ganhado o jogo. Se elas quiserem ter sucesso, elas terão que cantar da melhor maneira que conseguirem.

Variações:

Se você tiver uma Primária pequena, você pode pedir para a criança que é "a escolhida" para não cantar em voz alta, somente fingindo que está cantando. Caso o tempo de música for separado por idade, esta é uma ideia extremamente desafiadora que as crianças mais velhas normalmente gostam.

Se você tiver uma Primária maior, pode escolher várias crianças para serem "as escolhidas" e ver quantas crianças podem ser encontradas antes da música acabar.

Se sua Primária tiver muita dificuldade com uma música em particular, pode não ser possível localizar a criança que intencionalmente não está cantando. Nesse caso, você pode usar uma pista visual, tal como um colar ou um boton que a criança "escolhida" irá usar.

Eu utilizarei a primeira ideia para ensinar a música para as crianças e a segunda ideia provavelmente na terceira semana do mês para revisá-la. Importante ressaltar que esta segunda ideia pode ser utilizada com qualquer música que vocês estiverem ensinando.

O que acharam das ideias? Comentem os resultados obtidos em suas Alas/Ramos!

Com amor,

0 comentários:

Postar um comentário

 

Primária Musical Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template