25 de jul. de 2014

Ideia #5: Sê Fiel

Depois de muito tempo, aqui estou eu novamente. Apesar de estar um pouquinho atrasada (este hino era uma das sugestões para o mês de maio), gostaria de compartilhar uma forma simples e efetiva de ensinar o hino Sê Fiel.

Antes de iniciar o ensino da música, uma forma de fazer com que a mensagem seja entendida seria utilizar uma das escrituras de referência do hino (Deuteronômio 6:18 e Alma 53:20-21). Em Alma 53, há um relato sobre os dois mil jovens guerreiros que, sob o comando de Helamã, fizeram um convênio de lutar pela liberdade do povo nefita. Acredito que seria muito interessante contar o que se passa neste capítulo e enfatizar as características desses jovens guerreiros ("homens fiéis em todas as ocasiões e em todas as coisas que lhes eram confiadas").

Após esta primeira parte (contar a história da escritura de referência), o próximo passo seria desenhar e colar o esquema que está na figura abaixo:
1º passo: Desenhar algo na lousa que represente o céu. Na imagem acima estão a lua e umas estrelas, mas poderia ser um sol e uma nuvem, ou só um dos dois. Nada impede de vocês utilizarem figuras para isso também. A parte da música deste passo é: "Se queres merecer o céu". Uma pergunta que pode ser feita: o que vocês acham que precisamos fazer para merecer o céu? Deixem as crianças responderem, se forem poucas, ou escolha algumas.

2º passo: Colar a gravura do Presidente Thomas S. Monson. Pergunte: vocês sabem quem é este homem? Depois que as crianças responderem, escreva profeta em cima da gravura. Pergunte: vocês sabem o que o profeta falou para todos nós? Deixe as crianças tentarem adivinhar (caso não saibam o hino ainda). Desenhe, então, um balão de diálogo representando como se o profeta estivesse falando e escreva dentro "Sê fiel, sê fiel". Explique que os profetas nos ensinam que devemos ser fiéis. Cante, em seguida, a parte da música deste passo: "Falou o profeta: 'Sê fiel, sê fiel.'"

3º passo: Explique para as crianças que, se quisermos merecer o céu, precisamos ser fiéis. Pergunte: Se para merecermos o céu, precisamos ser fiéis, em que precisamos ser fiéis? Depois das crianças falarem, cole uma figura de cada vez. Cole primeiramente a figura que representa o "agir" (pode ser a que disponibilizei abaixo ou uma outra que represente pessoas agindo corretamente. Poderia ser, por exemplo, a figura de duas pessoas dando a mão). Explique como elas podem ser fiéis no agir. Cole a figura da boca, que representa o "falar" e explique com elas podem ser fiéis no falar. Cole a figura que representa a "treva" (menina no quarto escuro) e explique como elas podem ser fiéis na "treva". Cole a figura que representa a "luz" (farol) e explique como elas podem ser fiéis na luz. Cante a parte da música desse passo: "No agir, no falar, na treva ou na luz". Um opção seria fazer gestos para cada uma das formas de sermos fiéis, como, por exemplo, dar a mão ou abraçar quem está do seu lado ao cantar "agir"; apontar para a boca quando cantar "falar"; cobrir o rosto ao cantar "treva"; e erguer os braços ao cantar "luz".

4º passo: Escreva na lousa "sê fiel, sê fiel", desenhe duas pegadas e cole uma gravura de Jesus Cristo na frente das pegadas. Explique que precisamos ser fiéis ao seguir Jesus Cristo para que assim possamos merecer o céu. Cante a parte da música deste passo: "Sê fiel, sê fiel, seguindo a Jesus". Nesta parte você poderia pedir para que as crianças marchem no lugar.

Depois de passar passo por passo, cante a música inteira devagar uma ou duas vezes, irá depender se as crianças já aprenderam a música ou não. Depois comece a dificultar: apague algumas coisas que você escreveu/desenhou e vá virando as gravuras. Esse é um método muito bom para a memorização, não só para músicas pequenas, mas para as maiores também, e as crianças gostam muito, pois é como um desafio de quem canta sem errar as partes que não estão mais lá.

O arquivo com as figuras para download está no link abaixo. Gostaria só de frisar que não necessariamente vocês precisam das gravuras para imprimir. Caso não tenham recursos para isso, vocês podem usar a imaginação de vocês! Desenhe, por exemplo, uma lâmpada ou um sol para representar a luz, desenhe a boca, desenhe o contorno de sua mão para representar o agir, escreva "treva" caso não encontre nada para representar a treva.

Arquivo com gravuras do hino Sê Fiel - PDF

No blog Primária Sud Online existe uma outra forma de ensinar este hino. Caso queiram conferir, o título da postagem é Sê Fiel - Tempo de Cantar.

Espero que gostem. Caso tenham dúvidas ou outras ideias que gostariam de compartilhar, podem deixá-las nos comentários ou entre em contato comigo pela página de Contato.

Com amor,

5 comentários:

  1. Amei as dicas e os materiais. Sensacional! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns irmã.As sugestoes realmente são bastante envolventes o que torna a aprendizagem do hino mais eficazes. E o ambiente mto espiritual.

    ResponderExcluir
  3. Amei,muito obrigada e que o Senhor continue te inspirando

    ResponderExcluir
  4. Tem a brincadeira adivinhe qual o hino com emojis? Para soc soc

    ResponderExcluir

 

Primária Musical Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template